I SEMANA MARANHENSE DE AGRONOMIA

30/08/2012 15:27

 

Atualmente, vivemos em um mundo habitado por mais de sete bilhões de indivíduos, sendo que a pressão exercida pelas atividades humanas sobre o ambiente nunca foram tão intensas, como também, nunca houve tamanha preocupação com a sustentabilidade e preservação do nosso planeta. As questões ambientais ganham importância cada vez maior para a sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico.

Dessa forma, nossa sociedade hipermoderna passou a entender o desenvolvimento sustentabilidade, outrora visto como uma ideologia utópica, como um comportamento não apenas necessário, mas sim, como uma questão de sobrevivência da humanidade. Inserido nesse epicentro de discursão por desenvolvimento que satisfaça nossas necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras encontra-se o engenheiro agrônomo. Este profissional responsável pela produção de forma geral do setor primário, o setor que sustenta os demais setores de produção, e supre as necessidades alimentícias da humanidade.

Nesse sentido, discutir o contexto tecnológico, social e ambiental da agricultura moderna é demasiadamente importante para os estudantes e profissionais desse setor. Tendo em vista que, a humanidade nunca precisou tanto de alimento, e atualmente as monoculturas tem sido alvo de inúmeras discursões de suas consequências ambientais. Sendo assim, é necessário debater e construir uma perspectiva visando o desafio empregado para o profissional das agrárias produzirem com sustentabilidade para atender a demanda mundial.

 Esse debate atende duas perspectivas fundamentais, retomar a importância do Engenheiro Agrônomo para o desenvolvimento no âmbito social, e de produção de forma sustentável, e informar, dividir experiências para o posicionamento consciente dos estudantes sobre essa questão. Em suma, o tema do encontro visa atender aos objetivos de discutir a relação da necessidade exorbitante de produção que vivenciamos e o desafio de otimizar  a  produção de forma sustentável. Para isso durante o período de realização do encontro acontecerão debates, palestras, e grupos de discussão acerca do tema.